LINCE IBÉRICO LORO DE VOLTA AO SEU TERRITÓRIO
APÓS RECUPERAÇÃO DE CIRURGIA

lince

Introduzido no cercado de solta branda, a 3 de março de 2015 no âmbito do Projeto LIFE10NAT/ES/570 Iberlince, juntamente com a fêmea Liberdade, o lince ibérico Loro, oriundo do centro de cria de El Acebuche, Espanha, foi libertado na natureza a 16 de abril de 2015, tendo-se fixado na extremidade oeste da Herdade das Romeiras, em Mértola.

No âmbito do acompanhamento e da monitorização dos linces ibéricos que se encontram em liberdade no Vale do Guadiana, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas detetou, a 8 de julho, através de observação direta e do registo em vídeo, que o macho Loro apresentava um problema na pata posterior esquerda que o impedia de se deslocar normalmente.

O animal foi capturado a 9 de julho e transportado para o Centro de Cirurgia Veterinária de Loures, onde o Dr. Rafael Lourenço o submeteu a intervenção cirúrgica para correção de fratura da tíbia esquerda.

O lince ibérico Loro esteve, desde então, em recuperação nas quarentenas do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves. Após remoção das cavilhas intra-medulares que lhe foram aplicadas em julho, o animal mostrou estar apto para voltar ao seu território.

lince LORO

Foi solto a 2 de novembro de 2015, em ótima condição física, e a sua evolução será agora acompanhada pela equipa de campo coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.

O CONSELHO DIRETIVO DO ICNF, I.P

Ver comunicado original aqui

 

 

< voltar